Flash no Android chega ao Fim

Oscar Brito

Flash no Android chega ao Fim:



Em tempos anunciado como uma grande mais valia sobre uma outra plataforma mobile concorrente (e usado até à exaustão para a "massacrar"), eis que agora parece ficar demonstrado que o Flash realmente não se adequa às equipamentos móveis: com a própria Adobe a dizer que não irá suportar o Flash no Android 4.1, e retirando o Flash Player do Google Play a partir do próximo dia 15 de Agosto.



O Flash foi essencial para tornar a web naquilo que hoje conhecemos, mas a sua utilização vai tornando-se cada vez menos necessária (e por vezes até desaconselhada) devido à evolução que permitem atingir os mesmos efeitos usando apenas tecnologias standard e mais amigáveis de todos os browsers - que agora não se resumem apenas a computadores, mas a uma gama bem mais alargada de smartphones e tablets, e onde o Flash não se tem dado muito bem.



Pelo lado positivo, há que reconhecer que a Adobe não tem estado a seguir num caminho sem saída, e há algum tempo que começou a preparar-se para esta transição inevitável (do Flash para o HTML5+Javascript e demais tecnologias web que se pretendem criar - como o WebRTC, etc), adaptando as suas ferramentas - que web designers e web developers tanto gostam - para fazer face a estas novas realidades.



De qualquer forma, uma coisa é certa: se têm coisas "importantes" exclusivamente em flash no vosso site, e pretendem que o mesmo seja acessível ao número crescente de visitantes que dá uso a smartphones e tablets para navegar pela internet... já é mais que tempo de tratarem de uma remodelação que se livre desse legado.



Visit www.divhide.com for more informations, contacts and news about Web Development.
See other blog posts at blog.divhide.com.



Divhide purpose is to follow the HTML5 movement and contribute with applications which prove the quality of technology.


Feel free to contact divhide.